LAVAR O CABELO SEM SHAMPOO, COMO ASSIM ???

nopoo

    Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre uma técnica de lavar os cabelos com shampoo de bebê ou sem shampoo, até mesmo deve ter visto os nomes low poo e no poo por aí, em hashtags principalmente. Deve ter até achado loucura: shampoo de bebê pra adulto, ou pior, não usar shampoo?

MAS COMO ASSIM LAVAR O CABELO SEM SHAMPOO???

 

vamos

    Ambas são técnicas que restringem o uso de substâncias como derivados de petróleo, sulfatos, silicones e etc. Tal descoberta foi realizada pela e divulgada através do seu livro Curly Girl, que é um manual para quem possui cabelos cacheados ou crespos.

Lorraine-Massey-e-livro
Foto: Lorraine Massey e seu livro.

A autora defende que tais tipos de fios requerem atenção maior quanto à lavagem e manutenção, já que a oleosidade não consegue atingir as pontas dos fios devido ao formato em espiral. Ela defende o uso de shampoos leves (low poo) ou até mesmo a abolição do uso (no poo), para que não seja removida a proteção natural lipídica do couro cabeludo e dos fios junto aos resíduos e sujidades que acumulamos no dia a dia.

 

Sem Título-2

Low poo – aqui podem ser usados shampoos sem sulfato, que não agridem a fibra capilar. O Lauril Sulfato de Sódio é um dos componentes agressivos mais tradicionais encontrados johnnos shampoos, é como um detergente que se muito concentrado resseca os fios, já que retira totalmente os lipídios (gordura mesmo) que nutrem o cabelo e o couro cabeludo. Dessa forma, nestes produtos geralmente estão Disodium EDTA (EDTA dissódico), Citric Acid (ácido cítrico), extratos de plantas, Cocamidopropyl Betaine (Cocamidopropil betaína ou anfótero), Dodecyl Polyglucoside (Dodecilpoliglicosídeo) oi?, que apesar de fazer menos espuma, eles conseguem limpar os fios sem retirar aquela proteção natural. Inclusive, não são permitidos produtos que contenham em sua fórmula os petrolatos ou derivados de petróleo, como parafina líquida, óleo mineral e vaselina, porém são permitidos silicones insolúveis. É uma ótima maneira de iniciar a purificação do cabelo, já que é menos radical que o no poo, ainda mais para quem mora em lugares quentes e pratica atividade física diariamente.

 

embelezzeNo poo – aqui começa o trem radical: NÃO PODE MESMO SHAMPOO! Assim como o low poo também não são permitidos os petrolatos, porém são proibidos os silicones insolúveis em água. Estes silicones só podem ser retirados do cabelo com o uso de shampoo, ou seja, se você parar de usar shampoo e continuar usando produtos com silicones insolúveis seu cabelo irá ficar sem brilho, pegajoso, com aspecto de sujo e sem volume. Logo, a limpeza dos fios é feita através de lavagem com condicionador ou outro agente limpante que não contenha tais silicones, além disso são também utilizadas receitas caseiras. Tal limpeza se chama co-wash (= lavagem com condicionador).

    Essas técnicas tem sido usadas não apenas por cacheadas e crespas, mas também por quem tem cabelos lisos naturais ou quimicamente tratados, pois os resultados são excelentes!

   compli

     De primeira esses nomes todos assustam um pouquinho, mas com o tempo você grava todos eles. Assim que comecei, eu baixei no PlayStore do meu celular um aplicativo com um guia de substâncias chamado Low Poo/No Poo para me ajudar com os malditos benditos nomes. Eu ficava uns 40 minutos nas drograrias e lojas de cosméticos, aí toda hora vinha uma vendedora perguntando se eu precisava de ajuda porque faltava só eu sentar no chão de tanto rótulo de que eu lia faço isso até hoje HAHA. Eu li tanto esses nomes que acabei gravando os principais, mas ainda caio em algumas armadilhas com tantos jeitos diferentes de escrever certas substâncias, assim quem se dá bem é o povo aqui de casa porque acabo dando os produtos para eles rsrs.

    São muitas as variedades, as mais famosas são a Deva Curl e Lola Cosmetics, outras que estão abrindo o mercado são a Salon Line e Yamá. Mas cuidado pra não ir apenas pelo marketing, a não ser que o valor dos produtos não seja problema sua ryc@. O melhor jeito de conhecer os produtos é você mesma pesquisar os componentes, pois pode ser que na sua região seja vendida uma marca low/no poo que não seja tão famosa em outras cidades, daí você irá dispensar um produto talvez bom e barato.

             gg

Assim como querer usar apenas os produtos que as blogueiras usam, pois lembrem-se de que elas recebem diversos produtos das empresas de cosméticos para divulgação um luxo só. Enquanto isso, aquele baratinho que você tanto desdenha pode ser a salvação do seu filhote ressecado e maltratado.

gato

Você pode também consultar esta lista MARA com produtos permitidos de cada técnica, elaborada pela Comunidade Low/No Poo.

 

kembre

TODO PRODUTO NO POO PODE SER USADO POR QUEM FAZ LOW POO, MAS TODO PRODUTO LOW POO É PROIBIDO PARA QUEM FAZ NO POO!

 

 

até

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrShare on LinkedInEmail this to someone

Comente o que achou do post:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *