O melhor DESODORANTE ANTI-ÁCIDO que você já viu

leitemagnesia

Muita gente não vive sem passar desodorante roll-on até pra dormir o.O, mas você sabia que o uso frequente pode ser prejudicial à saúde?

    Uma alternativa testada e APROVADÍSSIMA por mim é esse anti-ácido maravilhoso! Não escurece as axilas, segura o odor por hooooras e ainda é baratinho <3

Curiosas(os)?

 

vamos

leitemaf

Antiiiigo esse remédio gente, quem diria que serviria pra isso também?

pqusar

    A produção de água, metabólitos e sebo pela transpiração proporciona o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias presentes na pele, principalmente nos pés e axilas, fazendo necessário obrigatório o uso de desodorantes para acabar com o odor desagradável produzido por essa rave de bactérias nutridas pelas coisinhas transpiradas fazendo o  CC. Atualmente existem diversos produtos no mercado com este fim, entretanto ocorre muita confusão sobre o que é o quê.

  Os desodorantes reduzem o odor através de fragrâncias que mascaram o odor associadas a uma substância antisséptica geralmente alcoólica, que inibe a proliferação de bactérias. Não interferem na transpiração, apenas no mau odor. Entretanto, apesar de parecerem mocinhos, uma dessas substâncias é o triclosan pode ser causar irritação à pele, além disso os alcoóis podem até escurecer as axilas, principalmente no caso de pessoas de cor morena clara é um caso sério, experiência própria.

    Já os  antitranspirantes garantem ausência de odor e inibem a transpiração por até 48h dependendo do produto. O problema é que, a gente querendo ou não, nosso corpo foi feito para transpirar suar quando a temperatura corpórea atinge seu limite e como as axilas são dobras e por isso é claro que vão aquecer muuito mais que o restante do corpo. Além disso, se você bloqueia a transpiração, são acumulados resíduos metabólicos toxinas que seriam excretados junto ao suor. Esse acúmulo pode desencadear não só proliferação de bactérias mais resistentes CC de outro nível, mas também a inflamação das glândulas sudoríparas por conta de seu baixo pH e por terem sido “comprimidas”, podendo gerar ínguas e/ ou abscessos futuros. O bloqueio durante um longo período pode prejudicar as funções e estrutura das glândulas envolvidas, com perda de sua função, ou seja… você fica sequinha(o) mas todo cheeeeia(o) de toxinas acumuladas! óh ceus

Sobre antitranspirantes…

Afetam a função do corpo inibindo a transpiração, com uso de sais de alumínio e alumínio-zircônio que fazem o fechamento dos ductos sudoríparos, reduzindo o fluxo de suor das secreções das glândulas sudoríparas, com isso reduzindo também a quantidade de água e nutrientes, funcionando como desodorantes indiretos (MORAES; MOREIRA; MAIA, 2015).

eded-torcendoonariz

    Eu tive o azar de descobrir isso na própria pele no suvaco na verdade, logo quando comecei a usar desodorantes antitranspirantes aos meus 7 anos. Minhas axilas ficavam doloridas mas eu não entendia o porquê, até que veio a BOMBA: dois abscessoDSCN9485s de uma vez na mesma axila. Para piorar… o pediatra que eu fui na época era super arcaico e de primeira disse que eu teria que colocar dreno. Precisei ir durante 4 dias seguidos espremer os malditos benditos abscessos: SOFRI MUUITO! Daí no mês seguinte, apareceu mais um, lá vai eu no médico. Só que dessa vez ele não estava lá, quem me atendeu foi uma pediatra muito fofa, que logo me receitou um medicamento para eliminar a inflamação. Imagina a minha reação ao saber que aquela dor toda poderia ter sido evitada!!! vontade de esganar o véio

    Enfim, passaram-se os anos e eu pulava de desodorante em desodorante pois logo eles começavam a irritar minha pele. Até que há dois anos atrás descobri o leite de magnésia através de uma nutricionista M-A-R-A, a Dra Gisela Savioli, que defende a ideia de quanto mais natural melhor AMOO.

Dra.-Gisela-300x276
Dra. Gisela Savioli (lindíssima)

O suor é então eliminado pelas glândulas sudoríparas, inicialmente sem nenhum odor desagradável. Porém, na nossa pele existem bactérias que metabolizam as substâncias do suor e produzem alguns compostos de cheiro ruim, tais como ácido butírico, capróico e outros associados a aminas e mercaptana.

Esses ácidos carboxílicos mencionados possuem um cheiro bastante forte e irritante. Por exemplo, o ácido butírico (C3H7COOH) possui esse nome porque vem do latim butirum, que significa “manteiga”, ele tem o cheiro de manteiga rançosa. O ácido capróico vem do latim caper, que significa “cabra”, é o popular “cheiro de bode”.

Como vimos, são os ácidos que trazem o mau cheiro, assim, se usarmos substâncias básicas no local, o meio é neutralizado. Por exemplo, se utilizarmos o leite de magnésia, que é a base hidróxido de sódio, estaremos tornando o meio básico, o que irá provocar a morte das bactérias e, consequentemente, elas não irão decompor as substâncias orgânicas eliminadas no suor.

    Desde então tenho usado e o efeito é INCRÍVEL! Eu não transpiro tanto, mas chega a ponto de formar uma pizza brotinho embaixo de cada braço em dias muito quentes chora, mas apesar disso o leite de magnésia segura legal e não deixa produzir odor por mais de 6 horas!!! Se você for daquelas pessoas que transpiram muito não fazem um brotinho mas sim uma pizza gigante saiba que precisará retocar ao longo do dia, pois você está praticamente “lavando” suas axilas com seu próprio suor, então precisa repor o produto. Além disso, caso tenha sudorese excessiva se sua demaaais mesmo recomendo que investigue a causa com auxílio médico caso decida abandonar o antitranspirante, já que pode ser bem difícil se acostumar a ficar um cadin suado xD

Lembrando que se você parar de usar o seu antitranspirante agora e partir pro Phillips, o efeito não será imediato, pois você ainda terá resíduos do antitranspirante, a não ser que faça uma bela limpeza com o uso de um creme esfoliante inclusive mas com aquela buchinha já ajuda.

bucha_para_banho_de_espuma_infantil_1397_1_20150216150707

comousar

    Simples demais: pegue aquele vidrinho roll-on do desodorante que já acabou, tire a bolinha e despeje o leite de magnésia lá. Devolva a bolinha, passe nas axilas e seja feliz =)

     Ele é sem cheiro nenhum, então se preferir, adicione umas gotas de óleo essencial para dar aquele cheirinho gostoso. Eu particularmente prefiro sem cheiro, pois como não tenho cecê nenhum pra disfarçar, deixo pro cheirinho vir a partir do hidratante ou perfume não curto micareta de essências.

oleos-essenciais-caseiros2

    Existem muuuuitas outras funcionalidades para o leite de magnésia, inclusive laxante como vem informando na bula rsrs.

    Assim que eu testar outras funções coloco o vídeo meu canal do YouTube para vocês viu?!  falta poucoooo

Referências

FERRARI, A. G. et al. Proposta de fórmula vegetal para desodorante líquido. InterfacEHS – Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade – Vol. 10 nº 2 – Dezembro de 2015.

MORAES, C. A. P.; MOREIRA, M. A. L.; MAIA, C. R. A. Toxicidade de triclosan em desodorantes. InterfacEHS – Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade – Vol. 10 nº 2 – Dezembro de 2015.

SAVIOLI, G. Desodorante roll-on caseiro. Artigo publicado. Junho, 2015. Disponível em: http://gisela.clinicasavioli.com.br/desodorante-roll-on-caseiro/ 

até

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrShare on LinkedInEmail this to someone

Comente o que achou do post:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *