Cuidar da pele? Por quê?

imgdesta

Já ouvi tantas desculpas de pessoas que não se preocupam em cuidar da pele: não tenho tempo; minha pele é muito oleosa; não tenho dinheiro; sempre esqueço…

Daí com o passar do anos vão assumindo aparência de maracujá murcho querendo chorar pelo tempo perdido.

Então gata(o), se você não liga ou não sabe como cuidar da sua cútis, vem comigo pra eu te contar as tretas: você vai querer rapidinho iniciar uma rotina de cuidados com a pele!

vamos

A pele que a gente tem é justamente a que a gente vai ter pro resto de nossas lifes, então o jeito é aprender a lidar com ela e respeitar seus momentos e exigências independente de idade. Ela é o maior órgão do corpo, literalmente uma “capa protetora”, e seu principal objetivos é proteger o corpo de agentes externos. Imagina então o quanto a bichinha sofre né.

pele-rosto-ressecada-inverno-cuidados

Existem diversas desculpas que eu aposto que você já usou pelo menos uma, como falta de tempo, dinheiro, paciência e até mesmo preguiça se isso não for o principal. O que você deve refletir é o seguinte: tudo o que entra na rotina acaba por se tornar normal, então conforme o hábito de cuidar da pele for se instalando as desculpas de tempo, preguiça e paciência vão ser eliminadas, já quanto ao dinheiro, com uma rotina frequente de cuidados você não precisa comprar os produtos mais sinistros da galáxia porque a Fulaninha Top Famosa usa. Dá sim pra encontrar produtos acessíveis e com excelente custoXbenefício, além daquelas receitinhas caseiras M-A-R-A.

Mixed Race man receiving spa facial treatment

Não se convenceu? Então veja isso aqui imagens fortes:

acne-vulgaris-howacnewash.com-HD-23 Conjuntivite herpes-labial

Deu pra preocupar né? Então é hora de mudanças certo?

Primeiro você precisa conhecer a sua pele, o tipo, a textura, e avaliar seu estilo de vida, condições financeiras e alimentação.

o tipo

Oleosa, seca, mista, seca e sensível, sensível e alérgica, oleosa e sensível… somente PÓS UMA ANÁLISE BEM FEITA É QUE VOCÊ PODE CONCLUIR O TIPO REAL DA SUA PELE, pois é comum a viscosidade mudar ao longo do dia, conforme o clima do local, o nível de estresse, os hábitos alimentares e por aí vai. Assim você poderá identificar os produtos que se adequam melhor ao seu tipo de pele, prevenindo até que a maquiagem derreta/craquele após finalizada.

blush

 

textu

Se possui linhas de expressão temidas rugas, bolsas, poros muito dilatados, ou é lisinha. Nem sempre a idade determina os produtos a serem utilizados, pois apesar de o envelhecimento ser a principal causa de mudanças na pele, como estamos muito expostos à poluição, radiação solar e etc, muitas pessoas tendem a envelhecer precocemente por falta de cuidados.

O aumento da produção de radicais livres pelo álcool, cigarro, poluição, radiação, estresse, pouco repouso, má alimentação, etc é o causador de tal envelhecimento e para combater tais radicais o tratamento deve ser de dentro pra fora, ou seja, cuidando do interior para refletir no exterior. Além do aparecimento de rugas, ocorrem também perda de luminosidade, flacidez, ressecamento e afinamento da pele, alterações na coloração da pele, etc.

idades

Não adianta então gastar rios de dinheiro em hidratantes, séruns, tônicos se você não trata os causadores do problema. Esses produtos são importantes sim, mas para atuar como ALIADOS QUANDO A AGRESSÃO À PELE É MINIMIZADA. Por isso a importância de uma alimentação rica em nutrientes, como frutas, verduras, cereais integrais, que contendo vitamina C, vitamina E, vitamina A e betacaroteno são excelentes antioxidantes, em conjunto com os cuidados com a pele.

Outro probleminha frequente em quem não cuida da pele é a acne. Ele ocorre devido ao excesso de produção da glândula sebácea, obstruindo o poro. Com isso, se acumulam sujidades, poeira, bactérias, células mortas, etc. Assim são formados os comedões os cravinhos pretinhos que a gente vive querendo espremer. Quando o comedão é rompido ocorre a inflamação, dando origem às espinhas. Aí fica tenso conseguir uma make perfeita.

Defeitos-04

Dessa forma, os cuidados com a pele são essenciais para quem possui acne e a ESCOLHA DOS PRODUTOS VARIA CONFORME O GRAU, pois nos mais elevados deve ser procurado um profissional da área.

 

esti

É fundamental escolher os melhores produtos para cada caso, não só pelo tratamento que oferece mas também quanto à adequação ao dia-a-dia da pessoa. É preciso levar em conta a praticidade dos produtos, pois quem vive na correria da vida com certeza vai desanimar se tiver que sentar na penteadeira e iniciar a rotina tipo princesa da Disney. O mercado está cheio de produtos com promessas, isso em todas as áreas, precisamos então nos comprometer e LER OS RÓTULOS farei um post só sobre isso.

bigstock-Mother-With-Baby-In-Kitchen-46438867-1180x472

 

acee

Como eu disse antes, só porque é caro não significa que seja maravilhoso, assim como nem porque é barato é ruim. Tudo varia conforme as particularidades de cada um. Mas deve ser levado em consideração não só o preço daquele vidrinho de hidratante, porque muitas das vezes a embalagem é pequena aos olhos com um preço considerado caro, mas dura muito mais e traz mais efeito do que aquele litrão baratinho. Avalie sempre o CUSTO x BENEFÍCIO! acredito que não seja doida(o) de queimar dinheiro

77bda9c4319d234253080be810424175

 

alemdisso

Vale a pena destacar a limpeza dos pinceis e atenção à validade dos produtos utilizados de cuidados ou maquiagem.  De acordo com a Associação Brasileira de Cosmetologia, quando o prazo de validade chega ao fim, além da maquiagem perder a sua eficácia, há grandes chances dos conservantes estarem inativos, transformando o produto em um ambiente rico para a proliferação de microrganismos, que quando contaminados, podem causar irritação, vermelhidão e infecções sérias. Já os pincéis de maquiagem sujos além de dificultares a aplicação da maquiagem, são um perigo para a saúde da pele, pois sempre que você usa um pincel ele acumula mais sujeira, bactérias, oleosidade e células mortas, criando também um ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias.

d8941e478ef73384c935ebb6b4160471

O ideal é que a rotina de cuidados seja feita a noite, já que é um período que a pele sofre com agentes externos. Entretanto se à noite for impossível, tente pelo menos não realizar o processo de esfoliação de dia, deixe para o fim de tarde uma vez por semana. É importante ressaltar que nenhum tratamento funcionará caso a pele esteja entupida de sujeira. Então além de higienizar, é fundamental remover a maquiagem após o uso. Mesmo que a gente chegue de uma festa suuuper cansada querendo só cama, é preciso um esforcinho pra prevenir problemas futuros. Uma dica são os lencinhos demaquilantes, que mesmo que não façam aqueeela limpeza, já dão um adianto na vida. Dormir de maquiagem pode causar muitos danos, já que as maquiagens geralmente possuem óleo mineral (tirado do petróleo) que é capaz de bloquear os poros da pele impedindo-a de respirar, como resultado sua pele começa a aparentar mais cansada e envelhecida, além do aumento oleosidade. Inclusive, mesmo que não tenha usado maquiagem durante o dia, é essencial limpar a pele antes de dormir para retirar aquelas sujidades acumuladas.

lipstick_1

 

Encontrou agora motivos pra cuidar da sua pele benhê? Até nossos amigos índios cuidavam de suas peles… Confesso que tem dias quase dou uma escorregada, depois de um dia intenso é sinistro ter disposição pra tirar a maquiagem e fazer uma boa limpeza, mas pelo menos eu higienizo com um bom gel de limpeza Mary Kay TimeWise 3 em 1 e hidrato pra no dia seguinte dar uma caprichada na remoção da maquiagem.

Bom, se isso não te convenceu então eu respeito sua decisão de se tornar um maracujá fazer o que né 😛

5268689948_0a1e32cbae_z

 

 

até

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrShare on LinkedInEmail this to someone

Comente o que achou do post:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *