6 passos para ter cabelos de DIVA (de verdade)

dest

São tantos os produtos, marcas, propagandas e promessas que nos são apresentados para conquistarmos aquele cabelo maravilhoso, divoso, perfeitudo, igual das famosas. Daí a gente cai na conversa e fazemos o que? Compramos. Nosso cabelo até fica melhorzinho, mas a gente não quer o melhorzinho, a gente quer o cabelo da fulana, da novela/filme X, todos os dias. Como então atingir então o máximo de efeito desses produtos e conquistar de fato cabelos perfeitos? Acompanhe o post e descubra!

 

Então pigmeus, pra facilitar a vida, são 6 passos pra você ter aquele cabelo de deixar qualquer um babando. E as dicas servem para todos os tipos de cabelo, vocês irão entender o porquê.

 

01

De que adianta usar produtos caríssimos se seu folículo só produz uns poucos fios fracos e opacos? A alimentação é fundamental para fortalecer os fios e para estimular o crescimento deles. Dentre os principais nutrientes envolvidos com a saúde capilar estão os minerais zinco, selênio, cálcio, silício e ferro, as vitaminas A, E, C e complexo B, as proteínas e o ácido graxo ômega 3.

Por exemplo, pessoas anêmicas podem ter queda de cabelo pela deficiência de ferro no organismo devido à diminuição de glóbulos vermelhos, responsáveis por levar oxigênio e nutrientes aos bulbos capilares. Como também, com uma baixa ingestão de proteínas (vegetarianos principalmente), o organismo não consegue produzir novos fios para substituir aqueles que caíram, causando perda da intensidade da cor e o brilho, ressecamento, fraqueza e até queda capilar você fica apagadinha.

Créditos: http://www.astagarelas.com/
Créditos: http://www.astagarelas.com/

Em contrapartida, entre os maiores vilões do cabelo bonito e saudável estão o açúcar, o carboidrato refinado (farinhas brancas: trigo, arroz, amido) e o álcool.

“Eles elevam os níveis de insulina no sangue, desequilibrando alguns hormônios, o que pode ter um efeito negativo sobre os folículos capilares.”

(Gillian McKeith)

Apesar da gente ficar louca por nas lojas terem trocentos cosméticos enriquecidos com vitaminas, óleo nutritivos e proteínas, lembre-se sempre que os maiores benefícios desses nutrientes só são alcançados quando os ingerimos.

 

02

Lavar o cabelo todo dia não vai acabar com seus fios desde que sejam lavados do jeitinho certo. Procure o tipo ideal de shampoo para seu tipo de cabelo e que dê certo com ele, porque não podemos nos basear só no que está escrito na embalagem, só você consegue saber os produtos que se dão bem no seu cabelo cada um conhece a cria que tem. É normal a gente perceber mais a queda de cabelo quando lavamos “a cabeça”, mas não significa que isso faça realmente a gente ficar careca. Quando lavamos e penteamos os fios, a gente pode ver na prática a renovação capilar que ocorre naturalmente o tempo todo. Manter os fios sujos por muito tempo, aumenta a oleosidade no couro cabeludo, podendo causar obstrução dos folículos e com isso impedir a formação de novos fios. Então lava esse cabelo guria.

Penteado pra ser usado só uma vez por mês hein #baddayhair
Penteado pra ser usado só uma vez por mês hein #baddayhair

Inclusive é muito importante evitar lavar nossos filhotes com água quente, isso faz com que eles ressequem e estimula o couro cabeludo a produzir mais óleo, podendo deixá-los com aspecto de sujo, como um efeito rebote mesmo. E mais: ele também perde todo o brilho. Prefira sempre lavá-lo com água morna a fria.

_Mas amiga, eu moro num lugar frio demais! Num dá não!

_Dá sim gente, olha como faço quando bate aquele suuper frio no Rio de Janeiro durante uns diazinhos só, mas faz hehe

Quando tá friiiio e quero tomar aquele banho escaldante (amoo): lavo o corpo todo com água quente deixando a cabeça de fora e uso água fria só na cabeça.

Pode ser de dois jeitos: inclinando o corpo bem pra frente/trás no chuveiro mesmo ou deixando pra lavar no tanque de lavar roupas.

O primeiro é mais prático, mas você corre risco de cair um pouco de água gelada no corpo quentinho, já o segundo é um pouco trabalhoso, mas você previne de cair água gelada no corpo prefiro o tanque mesmo rsrs.

 

03
fritar cabelo nMesmo que você não use
direto esses aparelhos, é muito importante
aplicar um protetor térmico nos fios antes de usá-los. É o mesmo princípio da água quente, o uso indevido causa ressecamento e efeito rebote de oleosidade. Não abuse também do tempo e distância de exposição à quentura: não deixe o secador muito próximo aos fios e nem ele e a chapinha por muito tempo no mesmo trecho da mecha. E JAMAIS passe chapinha no cabelo molhado, você literalmente frita os fios e pra recuperar só cortando já fiz muito isso na época que eu era alisada, meu cabelo era terríveeeel.

 

04

GATO MOLHADOManter o couro cabeludo molhado por muito tempo leva à proliferação de fungos e favorece o surgimento de caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda. É como se fosse estivesse sufocando os bulbos capilares. Se você tem dificuldade de manter os fios domados, invista em um leave-in ou pomada modeladora e evite mexer nos fios enquanto secam totalmente, assim você evita o cabelo armado e perigoso sem prejudicar as madeixas.

 

05mulher-quebra-o-cigarro945

Agora se você fuma, repense parar com o cigarro. É provado cientificamente que o fumo promove inflamação, incluindo a pele do couro cabeludo.

“…o processo fisiopatológico acontece através da ação do cigarro na microvasculatura do folículo piloso, levando a um dano do DNA…, afetando o ciclo de crescimento do pelo, aumentando as citocinas pro-inflamatórias resultando em microinflamação folicular e fibrose. Ocorrendo a morte do folículo piloso e fibrose, resulta em uma alopécia de muito difícil reversão…”

(SILVA, 2012)

Já no excesso de álcool, além do aumento da inflamação pela produção aumentada de radicais livres, é exigido um esforço maior do nosso corpo para metabolizar o etanol, gerando uma condição de estresse sistêmico. Então pigmeus, manerem nas biritas.

manerar = moderar

 

06

O estresse contínuo e a ansiedade aumentam as taxas do hormônio cortisol no organismo gerando então um desequilíbrio hormonal que desemboca em inflamação, e como já pudemos ver, a inflamação favorece a queda dos fios. Se trata de um estresse oxidativo, que compromete o sistema circulatório periférico, afetando a fixação dos fios. Fora que desanda todo o nosso sistema né?! Menstruação irregular, dores de cabeça, azia… é um problemão!

Tente encaixar na sua rotina alguma atividade que lhe traga tranquilidade e sossego, não precisa ser algo que exija muito do seu tempo, mas que lhe deixe realmente alegre. Dentre as atividades possíveis, inclua uma atividade física, pois para o bem-estar geral do organismo é extremamente essencial também exercitar-se, já que assim é liberada endorfina, hormônio responsável pela sensação do prazer.

Assista Ghost e se joga na argila com o mozão ou sozinha(o).
Assista Ghost e se joga na argila com o mozão ou sozinha(o).

Eu tenho algumas válvulas de escape, entre elas dançar, pintar o livro Jardim Secreto, tirar fotos, brincar com minha cadelinha Jolie, perturbar e namorar meu Mozão, entre outras… Não precisa necessariamente ser algo extraordinário tipo a Yoga do Mestre Zan Thung nome fictício tá?.

dess

 

Se mesmo após seguir estes passos seus cabelos permaneçam enfraquecidos, sem brilho e/ou com queda, procure um médico especializado para investigação detalhada da sua atual situação de saúde, como também para avaliar medicamentos usados que possam comprometer a saúde capilar. Caso a causa seja deficiência de nutrientes, procura a Nutri, ela vai te ajudar a encaixar uma rotina alimentar saudável mesmo que você viva na correria nutrição é amor!.

.

.

Nota: Peço desculpas por ter demorado tanto a postar no Blog, minha vida tem sido bem corrida e conciliar vida física com a online quando se é aspirante à várias coisas é beeeem difícil rsrs. Espero que tenham gostado e não deixem de me seguir no Instagram (aqui) e no Facebook (aqui).

 

até

 

 

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrShare on LinkedInEmail this to someone

Comentários:

    • Rai Vieira Post author

      Obrigadaa flor! Não consigo acessar seu blog, quando puder envia outro link pra eu conhecer seu cantinho também 😀

    • Rai Vieira Post author

      Obrigadaa florzinha! Já me inscrevi no seu canal, tá muito legal 😀

Comente o que achou do post:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *